Léo Santana & Parangolé
Léo Santana & Parangolé, também conhecida como apenas Parangolé, é uma banda de pagode baiano. Formada em 1997, tornou-se um dos pricipais grupos do gênero. É atualmente liderada por Léo Santana e é conhecida principalmente pelo single"Rebolation".1
O início
O Parangolé surgiu em 1997, em Salvador, no bairro da Federação, mais precisamente no "Bar de Dona Maria". Todas as tardes, Adriano Nenel e Nailton Alves se reuniam para jogar baralho e, sempre ao fim das partidas, faziam um pagode, misturando samba,salsa, axé e ritmos percussivos. O som agradava aos que passavam pelo local e o movimento se espalhou pela cidade. Com o tempo, só se ouvia um comentário: “que parangolé é aquele que está rolando na Federação?” E assim surgiu o grupo e também o nome Parangolé.
Ascensão
Em 2000, Nailton decidiu sair da banda para seguir carreira na música gospel, sendo liderada entre 2000 e 2002 por Mucinho, e posteriormente por Paulinho, que gravaram músicas como “Swing do Cavaco”, “Timanamanô”, e “Colé Véio”, lançando o sucesso do grupo para a Bahia. Um álbum duplo ao vivo foi lançado em 2002, porém não teve muita divulgação.
Mais tarde, em 2004, foi liderada por Eddye, com Nenel deixando o cavaco para cantar em parceria com ele, gravando os sucessos “Delícia” e “Baculejo”, e lançando em 2005, um álbum homônimo que também não teve boa divulgação. A banda também foi liderada por Klebinho, mas sua passagem pelo grupo foi pouco notável.
Em 2006, Bambam assume ao lado de Nenel, o que tornou a banda bastante popular. Tendo como principais hits as músicas “Só as Cabeças” e “Problemática”, foi lançado no mesmo ano, o álbum “A Verdade da Cidade”, 2 e o primeiro DVD “Movimento Shake Style”, gravado no evento Muquiverão em Salvador. Ambos tiveram boa divulgação. Além disso, a música “Fera Ferida” teve o primeiro clipe da banda, gravado também em Salvador3 . O clipe mostra os integrantes da banda se reunindo e cantando em uma laje, e os moradores da comunidade em seu dia-a-dia.
Rebolation
Lançada como música de trabalho da banda para o carnaval de 2010, "Rebolation" - composição de Léo e Nenel - foi além das expectativas e, além de ser sucesso absoluto no carnaval, ganhando inclusive o Troféu Dodô e Osmar de melhor música, passou a ser executada em todo Brasil e a fazer parte do repertório dos principais artistas de música popular. O CD/DVD Dinastia Parangoleira: Ao Vivo ganhou uma nova edição com os clipes de Rebolation e Sou Favela, que foi relançada nacionalmente. O hit entrou na parada daBillboard Brasil na 5ª posição no Brasil Hot 100 Airplay, em abril de 2010.8 O Parangolé enfim deixou de ser uma banda somente da Bahia e passou a ser um sucesso nacional.A banda já participava das maiores festas e micaretas em todo o país, como por exemplo o Festival de Verão de Salvador, onde já se apresentou por 3 vezes, e já dividia espaço, na mídia e também no palco, com os grandes nomes da música baiana e nacional.
Negro Lindo e Todo Mundo Gosta
Embarcando no sucesso de "Rebolation", o Parangolé lançou em novembro de 2010 o álbum Negro Lindo, que contou com 13 canções inéditas - maioria de autoria ou co-autoria de Léo Santana - e mostrou ao público os novos sucessos "Negro Lindo", canção homônima, e "Tchubirabirom", esta última utilizada como música de trabalho para o carnaval 2011.Apenas três meses após o lançamento de Negro Lindo, a banda já se preparava para a gravação de mais um CD/DVD ao vivo. Gravado no dia 17 de abril de 2011 como atração principal do evento Samba Salvador, Todo Mundo Gosta contou com uma estrutura nunca antes vista em um show de uma banda de pagode. Apesar de ser uma gravação ao vivo, contou com várias faixas inéditas entre os sucessos. Os principais hits foram "Madeira de Lei" - música de trabalho para o carnaval 2012 - e "Leite Condensado", gravada com participação especial de Rodriguinho. Outro convidado para a gravação foi Thiaguinho, que participou na faixa "Negro Lindo". Foi lançado em 6 de novembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário